Redes sociais
Morihei Ueshiba
Você está localizado em: Home » Aikido » Morihei Ueshiba
1
2

Morihei Ueshiba nasceu em novembro de 1883, numa região que hoje é abrangida pela cidade de Wakayama - entre o extremo sul do Japão e Tóquio. Durante sua juventude, ao mesmo tempo em que se envolvia com o aprendizado de artes marciais, mestre Ueshiba estudou, cuidou de negócios da família, serviu ao exército e liderou uma colônia agrícola.
A morte do pai em 1920 contribui para que ele iniciasse um período de reflexão espiritual e religiosa, o que começou a modificar seu modo de encarar a filosofia das artes marciais.
Em meados da década de 20 ocorreu o episódio no qual ele saiu ileso de um combate com um oficial da marinha. Conta-se que o jovem desafiante lutava com uma espada, enquanto o mestre Ueshiba apenas se esquivava dos golpes. Exausto, o agressor deu-se por vencido e abandonou o desafio.
As meditações de Ueshiba a respeito do que havia ocorrido, o levaram a vislumbrar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma arte marcial que aproximasse e unisse as pessoas. Segundo o mestre, uma atividade física e espiritual com a capacidade de integrar o homem à energia do universo.
Informações a respeito da capacidade e destreza de Morihei Ueshiba começaram a espalhar-se pelo país e em 1927 ele se mudou para Tóquio, onde começou a instalar diversos "dojos".
Ao longo da década de 30 a expansão foi ainda maior e ele decidiu reforçar os fundamentos de um novo sistema de arte marcial. Em 1940, o pedido de oficialização da figura jurídica da organização do mestre Ueshiba - Kobukai - foi aceito e, dois anos mais tarde, o nome aikido passou a ser formalmente utilizado.
O início da Segunda Guerra trouxe um período de incertezas para os praticantes, com a criação da política única de difusão das artes marcias, imposta pelo governo imperial japonês. Após a guerra, as atividades de treinamento de qualquer arte marcial foram restringidas pelas forças de ocupação aliadas. A volta à normalidade aconteceu em 1948, quando também houve a mudança do nome da organização para Fundação Aikikai. O momento culminante da volta da expansão do aikido foi marcado pelo término da construção do Hombu Dojo, em janeiro de 1969, três meses antes da morte de Morihei Ueshiba.